segunda-feira, 19 de junho de 2017

O que é fidelidade?

O papa João Paulo II escreveu, em 1981, na Exortação Apostólica Familiaris consortio: "Testemunhar o valor inestimável da indissolubilidade e da fidelidade matrimonial é uma das tarefas mais preciosas e mais urgentes dos casais cristãos do nosso tempo".

Se pegarmos a Sagrada Escritura, a palavra "fiel" aparece 134 vezes, e várias vezes esse é um dos atributos de Deus, "rico em amor e fidelidade" (Sl 86,15).

No hebraico, língua em que foi escrito boa parte do Antigo Testamento, "Fiel" se diz "emunah", palavra que podemos traduzir por fiel, leal, íntegro, verdadeiro, honrado.

Já em grego, idioma do Novo Testamento e da tradução do Antigo Testamento usada pelos Apóstolos, o vocábulo "fiel" (pistós) significa aquilo que é digno de fé, que é crível, portanto, confiável; daí vem a palavra "pistis", que denota fé, confiança, conhecimento (a fé como uma forma de conhecimento como dizia Santo Agostinho) e, também, deriva a palavra "pistikos", ou seja, no entender bíblico, aquele que é fiel é Puro, autêntico, genuíno.

Na oração do Shemá (Dt 6,4-9) há uma das mais belas declarações acerca do amor:

ame a Javé seu Deus
com todo o seu coração,
com toda a sua alma
e com toda a sua força

Amar para o judeu significa querer, desejar, enamorar-se, afeiçoar-se, sentir amor, carinho, afeto, inclinação, paixão, ser leal e fiel, escolher.

O coração (lev, em hebraico) é mais do que a sede dos sentimentos como entendemos no ocidente, é a sede da mente, da consciência, da memória, da atenção, da inteligência, do entendimento, do juízo, da compreensão, da imaginação, da vontade,
do nosso íntimo, do nosso ânimo...

A alma (nefesh) significa o nosso alento,a respiração, garganta, pescoço, sinônimo de vida, alma, desejo, afeto, fome, apetite, pessoa, ser...

Por fim, força ('ed) designa o vapor, gás condensado; caudal das águas celestiais, no sentido daquilo que nos move, nos propulsiona, nos empurra.

Amar, portanto, envolve a totalidade de nosso ser...


O YouCat traduziu bem essa expressão forte do que vem a ser o amor: “Eu te amo” significa, para ambas, “eu te quero somente a ti, quero-te totalmente e quero-te para sempre!” (YouCat, 407). O amor exige a fidelidade.

Na carta aos Gálatas, São Paulo opõe as obras da carne (fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdia, divisões, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas) às obras do Espírito Santo: “O fruto do Espírito que é a caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência e castidade” (Gl 5,22s - Vulgata), em outras palavras: a fidelidade é um fruto do Espirito Santo, que tanto mais saboroso será quanto mais nos aproximarmos de Deus. Ensina o Catecismo que Os frutos do Espírito são perfeições que o Espírito Santo forma em nós como primícias da glória eterna (CIC, 1832).

Em outro trecho: "Os esposos recebem o Espírito Santo como comunhão de amor de Cristo e da Igreja (Cf Ef 5,32). É Ele o selo de sua aliança, a fonte que incessantemente oferece seu amor, a força em que se renovar a fidelidade dos esposos. (CIC, 1624).

O amor dos esposos exige, por sua própria natureza, a unidade e a indissolubilidade da comunidade de pessoas que engloba toda a sua vida: “De modo que já não são dois, mas uma só carne” (Mt 19,6). “Eles são chamados a crescer continuamente nesta comunhão por meio da fidelidade cotidiana à promessa matrimonial do dom total recíproco.” Esta comunhão humana é confirmada, purificada e aperfeiçoada pela comunhão em Jesus Cristo, concedida pelo sacramento do Matrimônio . E aprofundada pela vida da fé comum e pela Eucaristia recebida pelos dois (CIC, 1644)

Nenhum comentário:

Postar um comentário