quinta-feira, 2 de julho de 2015

10 benefícios cientificamente comprovados do casamento

Selecionamos resultados de algumas pesquisas científicas que mostram que casar faz bem.

1. Melhora a saúde
Em média, os casais casados são mais saudáveis, felizes e desfrutam de uma vida mais longa do que pessoas que não se casam.
Mães casadas têm menores taxas de depressão do que aquelas solteiras ou que não são legitimamente casadas, que apenas coabitam com seus companheiros. De acordo com pesquisas, essa constatação ocorre principalmente porque na grande maioria dos casos, as mães casadas são mais propensas a receber apoio emocional e material dos pais de seus filhos.
 

 
2. Previne doenças
Um estudo intitulado “Marital Status and Survival in Patients with Cancer” publicado no Journal of Clinical Oncology, a publicação oficial da American Society of Clinical Oncology, analisou o historial de mais de setecentas mil pessoas diagnosticadas com vários tipos de cancros (pulmão, colo-retal, mama, pâncreas, próstata, fígado, cabeça e pescoço, ovários e esófago) entre 2004 e 2008 e concluiu que os casados são diagnosticados mais precocemente, cumprem os tratamentos e têm uma taxa de sobrevivência superior em relação aos solteiros, viúvos ou divorciados.
3. Aumenta a longevidade
Um estudo realizado por investigadores da Universidade de Warwick (Reino Unido) defende que o impacto de um casamento feliz na saúde e esperança de vida é quase equivalente ao impacto provocado por deixar de fumar e que, enquanto o tabagismo suprime, em média, sete anos de vida a um homem, o casamento “oferece-lhe” sete anos extra. No caso do sexo feminino, os investigadores apontam para três anos extra de vida.

4. Casar faz bem para o coração
Pessoas casadas são menos propensas do que as solteiras a sofrer ataques cardíacos e têm mais probabilidade de se recuperar caso sofram algum, revelou um estudo finlandês feito com 15.330 pessoas na Finlândia com idades entre 35 e 99 anos. Esse estudo demonstrou também que o casamento protege as mulheres até mais do que os homens de morrer de ataques cardíacos.

5. Faz bem para os ossos
Cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles analisaram os ossos de 632 pessoas e descobriram que homens casados têm ossos mais fortes que os demais. Não se sabe por que isso acontece. O efeito positivo não foi detectado em mulheres, o que é uma pena - pois elas costumam sofrer de osteoporose após os 40 anos, e se beneficiariam de ossos mais firmes
6. Melhora sua vida profissional
Um estudo de 2013, realizado pela Dra. Alexandra Killewald, concluiu que existe uma relação muito próxima entre o casamento/paternidade e a vida profissional dos homens. Homens que são casados, e/ou têm filhos, têm um salário superior, em certa de 7.3%, do que um homem solteiro. Esse fator está muito ligado ao fato de que o homem, que deseja focar na sua família, cuidar dela e prover o seu sustento, causa um aumento na sua motivação no trabalho e, consequentemente, um aumento do seu rendimento.
7. Melhora a saúde mental
Um estudo de 2009, que focou na relação entre o casamento e a saúde mental dos homens, concluiu que homens que se mantiveram casados com a mãe de seus filhos demonstraram, em média, um bem-estar mental e psicológico superior a pais que estão solteiros, que moram junto ou que estão divorciados
8. Melhora sua vida financeira
De acordo com pesquisa, a maioria dos casais casados legitimamente consegue prosperar financeiramente de forma mais efetiva do que pessoas solteiras ou casais que somente coabitam. Pesquisa britânica, com mais de 2 mil pessoas, entre 16 e 55 anos, mostrou que os casados podem economizar entre 5 e 10 mil reais anuais a mais do que os solteiros. 
 
Mulheres casadas têm uma estabilidade econômica mais bem estruturada do que mulheres divorciadas ou que nunca se casaram.

9. Reduz a chance de violência

Homens casados são menos propensos a ter envolvimento com crimes do que os solteiros e, inclusive, os índices de violência doméstica são, relativamente, maiores entre namorados e que vivem juntos do que entre casados.
10. Menor propensão ao vício de álcool
Um estudo de 2012 publicado no Journal of Health and Social Behavior mostrou que jovens adultos casados  relataram menor frequência de embriaguez do que aqueles que não estão em um relacionamento sério. "O casamento provavelmente leva o homem a ampliar o senso de responsabilidade e obrigação, além de proporcionar um calendário social menos ativo, o que leva a menos embriaguez", escreveram os autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário